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domingo, 2 de setembro de 2012

'Emoção é poder' de autoria do professor Ômar Souki

''Emoção é poder''...

Você lembra daquele dia quando, ainda muito jovem, chegou em casa cheio de dúvidas? Não sabia qual caminho escolher, entre tantas possibilidades. Estava frente a uma encruzilhada, e a única saída era conversar com a sua mãe. O que foi que ela, sabiamente, disse?. “Filho, escute o seu coração”. A intuição de sua mãe disse para você escutar o coração, não o cérebro.Usando uma linguagem atual, o que ela falou foi que, em momentos de decisões importantes, o Q.E. (Quociente Emocional) pode ser mais eficaz que o Q.I. (Quociente de Inteligência). Temos consciência de que uma decisão bem tomada aumenta o nosso poder, não o poder de mandar nos outros, mas o de modificar nós e o mundo ao nosso redor. 

Uma pesquisa realizada em 500 empresas européias descobriu que líderes em seus respectivos setores possuíam algo em comum: eram comandados por estrelas emocionais. Seus principais executivos eram dotados de energia, resistência e perseverança quase ilimitada. Eram pessoas vigorosas e otimistas que, através do seu poder emocional, conseguiam empurrar suas empresas rumo ao sucesso. Em suma, essas estrelas emocionais eram dotadas de elevado Q.E. Portanto, a questão é a seguinte: como podemos aumentar o nosso quociente emocional? Resposta: estudando e cultivando as cinco habilidades típicas das estrelas emocionais. Veja quais são: 

Habilidade 1: Identificam e reconhecem suas emoções  Tomam distância (que pode ser física ou mental) de seu dia-a-dia para identificar suas emoções dominantes. Praticam a dissociação, ou seja, observam a si e reconhecem: “Sim, estou irritado, mas o que essa emoção quer me dizer?”. Talvez a irritação seja um aviso de que mudanças urgentes devam ser processadas para aumentar a qualidade do atendimento ao cliente ou a agilidade nos serviços. 

Habilidade 2: Administram suas emoções – Algo que nos parece, às vezes, quase impossível é contar até dez, antes de dar uma resposta. Mas os grandes líderes conseguem essa façanha. Não se deixam dominar pelas circunstâncias ou pelos estímulos negativos do cotidiano, são donos de suas respostas. Abrem um espaço entre o seu comportamento e aquilo que os outros pensam, falam e fazem. Sabem que não precisam responder de imediato a um estímulo negativo, mas que podem se dar tempo para estudar a resposta mais eficaz. Adotam uma postura ética de responder com elegância e eficácia aos desafios de dentro e de fora da empresa. 

Habilidade 3: Sabem se motivar – Tom Peters diz: “Algumas pessoas são melhores que as outras e algumas pessoas são incrivelmente melhores que as outras”. Sim, isso é verdade, mas o que faz a diferença entre umas e outras? As pessoas incrivelmente melhores são aquelas apaixonadas pelo que fazem. A motivação para começar a trabalhar mais cedo e ficar até mais tarde vem, justamente, do prazer da entrega a algo que se ama muito. Como a estrela emocional é apaixonada pelo que faz, consegue irradiar essa paixão, essa energia, para as pessoas à sua volta. Acabam se tornando verdadeiras usinas de otimismo – desequilibrando o mercado a seu favor. 

Habilidade 4: Identificam e reconhecem as emoções das outras pessoas – A maior necessidade do ser humano é ser compreendido. Pessoas de sucesso são mais sensíveis às emoções de seus pares e subordinados. Para identificar e reconhecer o que os outros estão sentindo, é preciso adotar uma postura de humildade, saber escutar e sentir os outros. É importante ter empatia – sentir o que o outro está sentindo. Dessa forma, as pessoas passam a confiar mais nas estrelas emocionais, o que lhes aumenta ainda mais o poder, não de mandarem, mas de solicitarem e serem atendidos. 

Habilidade 5: Administram seus relacionamentos – Para cima e para baixo, estamos todos envolvidos em uma vasta teia de relacionamentos. Em casa, no trabalho, na escola, no clube, no bairro, na cidade, no país e no mundo cultivamos relacionamentos, pois estamos conectados com o mundo. Mas como as estrelas emocionais lidam com essa profusão de relacionamentos? Adotando uma postura de liderança, cultivando características que as habilitam a ver as coisas antes que aconteçam. Essas características são a iniciativa, um senso profundo de missão, criatividade, facilidade de comunicação, ação eficaz, incrível energia pessoal e congruência. Destaque especial para a congruência: uma estrela emocional pensa, fala e faz a mesma coisa, adquirindo com isso, uma inabalável credibilidade.

Veja também um vídeo antigo do professor  que lhe ajudará dar uma guinada financeira em sua vida!




Fonte: Ômar Souki