
A cidade de Montes Claros, na Região Norte de Minas, apresentou, até a tarde desste sábado, três tremores de terra, sendo o de maior escala registrado às 10h47min, que provocou pânico e correria entre os moradores. Não é a primeira vez que a cidade mineira treme. Desde 2008, Montes Claros já registrou 25 abalos sísmicos. Neste sábado, o primeiro tremor veio com um forte estrondo, tanto que os shoppings Popular e Ibituruna chegaram a ser evacuados pelo Corpo de Bombeiros.
Na região de Grande Santos Reis, formado por vários bairros próximas a pedreiras, algumas casas sofreram rachaduras e quatro delas foram interditadas pela Comissão Municipal de Defesa Civil. Apesar do susto, ninguém se feriu.
![]() |
Bombeiro faz vistoria em shopping após abalo sísmico (Fotos: Dione Afonso) |
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), a intensidade do tremor ficou entre 3,8 e 4,2 graus na escala Richter. O professor Lucas Barros, chefe do Observatório, explicou que a magnitude exata não pôde ser medida no momento do fenômeno, e a avaliação foi feita com base em tremores anteriores e na descrição dos moradores da cidade.
No dia 2 de abril, o Observatório Sismológico registrou uma série de quatro pequenos tremores de terra em Montes Claros, com magnitude máxima de 3 graus na escala Richter. O tremor anterior ao recente tinha ocorrido no dia 11 de maio.
Fonte: Jornal Hoje Em Dia (BH)