No dia (07) de novembro é celebrado o dia do radialista. Antes a data era comemorada em 21 de setembro, mas foi alterada devido a um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso.
O radialista é responsável por inúmeras funções dentro de uma estação de rádio e a principal deles é a locução que tem como objetivo prender a atenção do ouvinte em casa, no trabalho ou no trânsito.
Para representar a categoria, nossa reportagem conversou com o locutor Wilson Barreto, apresentador do programa Revista da rádio Espacial FM.
O radialista dá dicas para quem quer começar na profissão e explica que hoje em dia, uma bela voz deixou de ser a principal porta de entrada para o rádio.
Barreto aproveita para mandar um abraço para todos os colegas que contribuem para que o seu trabalho chegue bem nos rádios dos ouvintes.
A profissão de radialista só foi regulamentada no ano de 1978, pela lei 6.615. A partir de então, todos os profissionais da área devem ter o registro profissional de radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para desempenharem suas funções.
21 de setembro é o Dia do Radialista e dia 25 é o Dia do Rádio.
Há três datas em homenagem ao rádio: hoje e mais duas em setembro.
A primeira data foi criada por Getúlio Vargas, quando o presidente, em 1945, estabeleceu o piso salarial de quem trabalhava com radiodifusão.
Já o Dia do Rádio é em homenagem a Edgar Roquette-Pinto, dia do seu nascimento. Roquette é considerado o “pai da radiodifusão” no Brasil, por ter criado a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira do país, em 1922.
“Eis uma máquina importante para educar nosso povo", disse Roquette-Pinto, que também era médico legista, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 2006, o Dia do Radialista em 7 de novembro foi criado pelo presidente Lula em homenagem a Ary Barroso, compositor e cantor de muito sucesso na chamada Era de Ouro do Rádio, nas Rádios Tupi e Nacional.
E quem criou o rádio foi um brasileiro. O Padre Landell de Moura patenteou nos EUA o seu "Transmissor de Ondas" entre 1901 e 1904.
Fonte(s): JCnotícias/Espacial fm
Jovem Pan - S.P.