O Departamento de Defesa norte-americano pareceu minimizar nesta segunda-feira os seis lançamentos de mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte em um intervalo de três dias e descreveu as tensões na península coreana como relativamente baixas.
A região esteve à beira de uma guerra neste ano, quando a Coreia do Norte testou armas nucleares pela terceira vez e ameaçou promover uma guerra termonuclear contra os inimigos Estados Unidos e Coreia do Sul.
Desde então, no entanto, a situação se acalmou.
"Há alguns meses, vimos testes nucleares subterrâneos, vimos testes de mísseis de longo alcance, vimos retórica acalorada", disse o porta-voz do Pentágono, George Little.
"Então acho que podemos dizer com segurança que permanecemos em um período de tensões que são relativamente de pequena escala em termos comparativos."
O regime comunista norte-coreano diz que os lançamentos dos mísseis de curto alcance são um treinamento militar legítimo.O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o sul-coreano Ban Ki-moon, qualificou esses lançamentos como provocativos.
Fonte: agência Reuters/Uol